sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Sarilhos domésticos


Eu e o N gostamos de ter a nossa poupança, a nossa almofada, como lhe chamamos, para o que der e vier… mas não prescindimos de algumas coisas que para alguns podem ser luxos mas para nós são o que consideramos essencial para ter alguma qualidade de vida.
Ora como não queríamos passar o nosso rico fim-de-semana escravos do nosso rico T3, contratamos uma senhora para fazer as limpezas e passar a ferro.
Segundo a lei, temos de contratar agora também um seguro de acidentes domésticos, de maneira a que se ela cair do quinto andar porque estava a limpar uma janela, tenha as despesas cobertas pelo seguro (excepto se caiu porque estava toda de fora, ou meio de fora, ou dentro mas sem sistema de segurança – porque se for devido a “conduta lesante” o seguro não serve pra nada, mas pronto).
Ontem contactei uma série de seguradoras a pedir simulações (só para as que tinham formulário de contacto ou qualquer espécie de contacto via net, porque as que me mandavam telefonar eu mandava-as a elas dar uma curva), e hoje recebi de tudo… desde perguntarem-me que idade tenho (alguém me explica no que é que isto influencia um seguro para a empregada?) ou até qual o nível de sinistralidade (quê? e português, não? só falam “segurês”?).
Mas o que me chateia mesmo é enviarem-me “simulações” que são basicamente um valor… tipo “fica 45 euros/ano”… sim? e com que condições? mas estamos a falar de uma subscrição de uma revista ou de uma apólice de seguro?… bem, aos que me disseram que ficava quase o triplo dos outros, mandei-os dar uma curva, os outros tive de dizer que os mandava dar uma curva se não me enviassem as condições da apólice… mas tamos a brincar ou quê?
«Queria comprar um carro, pode fazer uma simulação de um carro pra mim?”»
«Fica 400 euros/mês»
«Errr… que carro? Tem 4 rodas? Anda? Tem seguro incluído? Qual é a marca? O modelo? É novo ou usado?…»
Pois…
*Adenda: As seguradoras que responderam apenas com valores, e valores altos, eu respondi que não era uma proposta competitiva e pedi para enviarem as condições da apólice para eu perceber a diferença de valores… e não é que há um que responde que as condições são sempre iguais entre as companhias, o que varia são as margens?! Basicamente ele disse-me preto no branco “o nosso produto é igual ao dos outros, mas nós cobramos mais porque gostamos de ter mais lucro”… e é isto um vendedor? é que daqui já não leva nada, óbvio…

Sem comentários: